mãe e filho sempre uma grande história de amor:
oi galera que bom estarmos juntos, quero falar um pouco sobre uma grande mãe chamada Agar essa mãe e escrava ,
Hagar não é muito conhecida do grande público. Se a Bíblia fosse uma novela, ela faria parte daquele grupo de personagens coadjuvantes, que passa toda a história na sombra dos personagens principais.
Esses personagens de segunda linha nunca têm a sua história muito bem contada, ficam sempre em segundo plano. Mas sem eles não haveria história. Mas, de vez em quando, um desses personagens que falam pouco se destaca por sua participação na trama e o grande público começa a conhecê-lo melhor.
Hoje, Hagar, que sempre apareceu em letras pequenas no final da lista de créditos, vai ser o personagem principal de um documentário sobre sua vida.
Hagar era uma jovem natural do Egito. Ela aparece pela primeira vez na bíblia no capítulo 16 do livro de Gênesis. Hagar era apenas a escrava de Abraão, um homem muito rico, e de sua esposa, Sara. Abraão e Sara eram nômades. Eles não tinham residência fixa. Iam de lugar em lugar procurando pasto para os seus rebanhos e água pra beber.
Quando Hagar entra em cena, Abrão e Sarai eram os personagens principais. Fazia 10 anos que eles haviam saído da cidade deles, Ur dos Caldeus, e estavam morando em uma região chamada Canaã.
A escrava natural do Egito, trabalhava para patrões naturais da Caldeia e morava na região de Canaã. Hagar estava há pelo menos 10 anos longe de casa, da família e de sua terra natal.
Fico imaginando quantas vezes na vida nós nos encontramos exatamente como Hagar: Longe da família, dos amigos de infância, da cidade em que nasceu. Um outro sotaque, outros costumes… Nem sempre é fácil lidar com isso! Mas se algumas vezes a distância é física, outras vezes ela é emocional: Moramos na mesma cidade, visitamos a família no final de semana, mas nos sentimos como quem está vivendo longe de casa. Também não é fácil lidar com isso.
Hagar era uma escrava. Ela servia pessoalmente a Sarai, uma mulher muito rica. Para chegar a essa posição Ela precisou conquistar a confiança de sua patroa, pois era uma posição de destaque dentre os empregados de Abraão . Hagar deve ter demonstrado competência ao desempenhar suas funções e um temperamento cordato e submisso.
A escravidão era uma prática comum na antiguidade. Embora privar outro ser humano de sua liberdade tenha sido sempre algo inaceitável, a condição dos escravos no antigo oriente não pode ser comparada com a crueldade a que foram submetidos negros e índios nas Américas.
Em várias circunstâncias, no antigo oriente, os escravos eram tratados como membros da família; era perfeitamente possível a um escravo comprar sua liberdade; a eles era dado o essa mulher a mãe de Ismael filho de Abraão ,foi muito forte .A história dessa mulher teve um destaque tão grande que fez com que Deus tomasse a forma humana.A primeira aparição do anjo do Senhor na Terra o próprio Deus ( gn,16.7-12) E a promessa que o senhor fez para sua mãe veio a se cumprir pois Ismael é a Pai da Palestina segunda aparição do Anjo do Senhor para Abraão foi no monte moreá ( gns 22.11 ,12 ) Bom ser mãe é mesmo sublime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário